A nossa alegria não depende das pessoas!



"O Senhor é a minha força e o meu escudo;
nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda.
Meu coração exulta de alegria,
e com o meu cântico lhe darei graças. "

(Salmos 28:7)


Todos nós passamos por experiências as quais podem nos trazer uma tristeza profunda. Um término de namoro, um ente querido que veio a falecer, decepções com pessoas dentro ou fora das igrejas, dentre outras. Às vezes parece que nada pode nos alegrar  de novo. Procuramos novas experiências, novos amigos, novas conquistas, e muitas das vezes nada disso vem a nos satisfaz, não importa o tempo que fiquemos tentando e tentando.

Um exemplo bíblico semelhante, é o que aconteceu na reconstrução dos muros de Jerusalém, narrado em Neemias 8. O povo de Israel almejava que esse dia chegasse, contudo, quando finalmente chegou, nada disso foi o suficiente para alegrá-los outra vez. Isso porque, assim como nós hoje, precisavam entender que Deus quer que tenhamos em mente que a nossa alegria depende exclusivamente dEle, não das pessoas ou situações.

A única coisa que pôde avivar a alma daquele povo, traze-los novamente a sentir alegria em seus corações, foi o desejo pela Palavra daquele que é soberano sobre os céus e Terra. Aquelas pessoas não só se dedicaram a uma leitura rápida de dez minutos as Escrituras como muitos de nós temos feito. Eles deleitavam-se ao buscar o entendimento das doutrinas que ali estavam expostas, pois só conhecendo aquilo que o Senhor ordena é possível obedecê-lo.

Da mesma forma, o desejo de obedecer propiciou adoração genuína. Aquele povo passou parte dos seus dias acomodados precariamente, porém, a busca verdadeira pelo Senhor daquela nação era mais importante que o conforto. Eles entendiam, através da obediência, que o louvor a Deus era mais importante que tudo que poderia existir ao redor. O entendimento de quem é Deus e porque devemos adorá-lo em Espírito e em Verdade, trouxe renovo de alegria, transformou o choro e a dor em louvores e comunhão. A renovação da alegria aconteceu "porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas" (v. 12).

Nós não somos capazes de encontrar a mesma alegria por nós mesmos. As situações da vida não são capazes de encher a nossa boca com risos e um novo cântico. Apenas a graça de Deus manifestada em nossas vidas é capaz de nos proporcionar tal coisa. Como está escrito: "Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres." (Salmos 126:3)

Busquem e encontrem a felicidade que só Deus pode nos oferecer, pois a única coisa que pode preencher o coração de um servo dEle é a Sua própria essência. Orem como Davi, aquele que era um homem segundo o coração de Deus, orou: "Devolva-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer." (Salmos 51:12)

"Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!" (Filipenses 4:4)

Graça e paz!



0 comentários:

Postar um comentário