O cristão e o bom humor.


Como anda o seu humor? Como andam as suas risadas? Você e sua família têm desfrutado de boas gargalhadas? Ou você é do tipo sisudo, que fica emburrado por qualquer coisa?
Rir, soltar gargalhadas além de ser relaxante e ajudar o coração é algo que precisa fazer parte da vida do cristão. Um cristão que não ri é porque ainda não entendeu o evangelho. O evangelho é a nossa maior alegria. O nosso humor está ligado à espiritualidade, ao nosso relacionamento íntimo com Deus.
Pesquisas já comprovaram que pessoas de fé são curadas de forma mais rápida do que aqueles que vivem mal humorados. Converse com qualquer médico e ele vai dizer que o bom humor, a esperança e a fé ajudam na recuperação da saúde.
Quando falo sobre bom humor, não estou me referindo ao humor que a televisão nos mostra, onde se ri de quem é gordo, de quem é deficiente, de quem não tem a beleza das modelos. Nem ao humor das pegadinhas, das piadas sujas, do que é apelativo. Falo do humor saudável que permeia a vida do cristão.
O cristão consegue rir das coisas mais simples. Não precisamos estar turbinados de bebidas para darmos risadas, nem de coisas artificiais. Mas rimos da vida e das coisas bonitas que acontecem ao nosso redor. Mas, porque o cristão deve se alegrar?
1 – Porque ele tem o que ninguém mais na face da terra possui. A esperança da vida eterna. O Filho de Deus veio ao mundo e morreu por nós numa cruz para nos tirar da morte e do inferno, e de tudo que quer tirar a nossa paz. Graças a isso um dia vamos morar com Ele para sempre. Jesus antes de partir deste mundo disse para seus discípulos: João 16.22 “Também agora vós tendes tristeza, mas outra vez vos verei, o vosso coração se alegrará e a vossa alegria ninguém poderá tirar”.
Havia uma tribo onde acreditavam que os mortos, seriam eternamente escravos de demônios e sofreriam eternamente. Quando morria alguém, o choro era constante, não pela saudade, mas de pena do que a pessoa falecida iria sofrer por toda a eternidade. Esta tribo foi evangelizada. Aprenderam que quem crê em Jesus está livre do inferno e passará a eternidade junto com Jesus e viverá no paraíso. E aconteceu uma coisa interessante. Quando um aldeão morria, ninguém mais chorava. Porque sabiam que o falecido estaria bem melhor que eles. E o velório era pura alegria, os aldeões riam e comemoravam: “fulano vai estar para sempre no paraíso”.
Por pior que seja a nossa trajetória nesta vida, temos a certeza de que em breve nós vamos rir. Quem crer em Jesus vai rir, e ninguém vai poder fazer você parar de rir, de se alegrar. Talvez é desta compreensão que vem aquela frase que diz “quem ri por último ri melhor.”
2 – Deus é a fonte de toda a alegria. O apóstolo Paulo fala disso quando diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor” Fp 4.4. Aqui não diz, alegrem-se da piada do Fritz, alegrem-se quando acertar na loteria, alegrem-se quando o time de vocês ganhar… Mas a Bíblia aponta para a alegria que vem de Deus.
Existem pessoas que pensam que pastores e os cristãos em geral devem ser pessoas fechadas. Para muitos ser alegre e ter bom humor é sinal de fraqueza espiritual, falta de respeito. Conheci um pastor, saiu da faculdade de teologia animado, gostava de sorrir e contar histórias engraçadas. Fazia amizades com muita facilidade. Ele foi chamado pelo presbitério e pediram para não rir tanto, porque a “Igreja iria perder o respeito”.
O tempo da autoflagelação já acabou, somos salvos pela graça. Somos livres, livres para amar, parar servir e para rir. Foi isto que Jesus conquistou na cruz por nós. Por isso, o cristão se alegra no culto, na Igreja e essa alegria ele leva adiante durante a semana.
O cristão se alegra em Deus, mais do que as pessoas se alegram com as riquezas. O Salmo 4.7 diz, “Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles quando há fartura de cereal e vinho”, ou seja, ter a lavoura cheia de milho, a carteira cheia de dinheiro e a geladeira cheia de cerveja ainda assim a pessoa não será tão alegre e feliz como é o cristão.
3 – A Alegria e o humor do cristão são conseqüências do agir de Deus na sua vida. O cristão percebe Deus agindo ao seu lado, a cada instante. Tanto em grandes milagres, quanto nas pequenas coisas.
Em Êxodo 15 está o cântico de Moisés, onde ele inventou uma música muito alegre que fala de como Deus os libertou do Egito. Inúmeras passagens da Escritura são cânticos de alegria onde testemunharam o agir de Deus na sua história.
Certa vez, Jesus mandou seus discípulos numa missão de evangelização. Eles voltaram transbordantes de alegria. Ao ver a alegria deles, Jesus exultou no Espírito Santo e orou a Deus agradecendo porque permitiu que seus discípulos enxergassem o poder de Deus agindo por meio deles. Nos alegramos porque podemos perceber a mão de Deus agindo em nosso meio.
4 – Precisamos rir mais de nós mesmos. De nossas gafes, do quanto somos esquecidos, e do quanto somos imperfeitos. Do quanto somos atrapalhados. A falta de humor geralmente está relacionada com a falta de amor. Uma Igreja que não ri, que não tem alegria é uma igreja também que não tem amor. Assim é na família, uma família onde não tem risadas, é provável que também não tenha amor. Quem não tem humor, não tem amor. Conheço pessoas estudiosas que se recusam a rir. Que tolice! Observe que pessoas que são ditadores, legalistas e fanáticos, quase não dão risada. São as pessoas que querem sempre ter razão. Queridos, vamos ser menos exigentes de nós mesmos.
5 – Ria mais de si mesmo. Conte aos outros suas trapalhadas, seus esquecimentos. Faça como o Sr. Lindolfo Buss de Cunha Porã, um dia o jipe apagou e ele pediu para a mulher empurrar. Ela coitada ficou empurrando o jipe até que no tranco ele pegou. O Buss preocupado para que o jipe não apagasse de novo começou a acelerar e esqueceu a mulher. Chegou em casa e começou a chamar: “Mulher, cadê você mulher. É só a gente sair de casa e a mulher já vai correr rua”. Uma hora depois a mulher chega cansada de caminhar e quando ele foi querer xingar e perguntar onde que ela andava, ela mais brava ainda perguntou: ”Você lembra quem empurrou o jipe quando ele apagou?” Os dois começaram a rir e faziam questão de contar sempre de novo este fato para alegrar as pessoas.
O bom humor nos ajuda a esquecer a nossa falsa seriedade. Ele nos ajuda a superarmos os problemas com mais facilidades. O bom humor atrai as pessoas. Quem ri de si mesmo, das suas falhas e de suas imperfeições dá um testemunho de fé, uma demonstração de confiança de que sabe que Deus o ama apesar de suas falhas. O que você está esperando para rir, sorrir, se alegrar? Que Deus nos ajude.

0 comentários:

Postar um comentário