Namoro Cristão



"A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa". (1 Tessalonicenses 4:3-4)

De acordo com a cultura do século atual, o conceito de “namoro saudável” está, em muitos aspectos, distante daquele apresentado na Bíblia, de modo que até muitos crentes em Jesus desconhecem os princípios bíblicos que devem orientar este relacionamento. Como é o namoro segundo a vontade de Deus?

O que um cristão verdadeiro precisa levar em conta, antes de escolher alguém para namorar? Paulo dá um conselho eficaz: Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? (2 Coríntios 6:14-15).

Você sabe o que é o “julgo desigual”? De acordo com o contexto dessa passagem, se colocar em jugo desigual significa ter ligação com uma pessoa que é totalmente diferente de você. Esse texto, está relacionado a uma pessoa que não é membro da família da fé e que pode fazer com que um crente quebre sua aliança com Deus. Parece que o que está em questão é separar a religião pagã da religião cristã. Vemos que Paulo é contundente na sequência: “porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? Ou que comunhão, tem a luz com as trevas? (…) Ou que união, do crente com o incrédulo?” (2 Coríntios 6:14-15).

Na hora de escolher com quem namorar, o cristão precisa levar essa orientação da Palavra de Deus a sério. É preciso conversar com a pessoa com quem se quer namorar, saber quais são seus objetivos, seus propósitos, seus sonhos e conhecer a família; A fé que professa. Depois de tudo isso, é indispensável perguntar se vale mesmo a pena namorar. Será que não é roubada? Afinal, se namorar determinada pessoa significa risco de quebrar a aliança com Deus, é uma tremenda furada! É bom pensar, repensar e orar (MUITO DE PREFERENCIA). Um namoro santo começa com uma escolha certa. “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3)

Todo cristão tem um objetivo na sua caminhada: agradar sempre a Deus. Sobre isso, Paulo disse aos irmãos de Corinto: “quer comais, quer bebais, quer fazendo qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31). Paulo está tratando de um assunto bem complicado nesse capítulo, dessa carta endereçada aos irmãos daquela cidade. Ele aproveita a ocasião para estabelecer uma regra geral para a conduta dos cristãos e aplicar ela a nesse caso particular.

Ele ensina que o nosso alvo deve ser a glória de Deus, e isso sempre! Paulo dá uma ênfase: “tudo para a glória de Deus”. “TUDO” o que fizermos (e isso inclui o namoro, claro), devemos antes perguntar: “Deus será glorificado? Antes de participar dessa atividade, vou poder curvar a minha cabeça e pedir que o Senhor seja engrandecido por meio daquilo que estou prestes a fazer?”. Como cristão, devo fazer tudo para glória de Deus. Tenho uma responsabilidade enorme.

A questão então, não é encaixar minha vida espiritual com meu namoro, mas meu namoro à minha vida espiritual. Muitos pensam que orar no namoro é bobeira. ERRADO! Meditar na palavra então… mas não se engane! Quem não tem tempo para isso no namoro, não terá também no casamento. Se Deus não é glorificado no namoro, não será também no casamento. Vigiai e ORAI MUITO, irmãos.

Aí algumas dicas para iniciar-se um namoro cristão. Cuidado, pois Satanás ataca muito quando se busca um namoro santo. Portanto, queridos irmãos, estejam firmes e constantes na rocha que é Cristo Jesus.

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor". (1 Coríntios 15:58)

Clinton Ramachotte

0 comentários:

Postar um comentário