FOI DEUS QUEM AFUNDOU O TITANIC? E TAMBÉM DESTRUIU JOHN LENNON?



— Este navio nem Deus derruba!
Não há nenhuma fonte confiável que nos convença de que essa frase foi proferida mesmo. Os que acreditam, enxergam nela o motivo para que o dedo de Deus afundasse o navio e fizesse perecer mais de 1.523 pessoas que não disseram nenhuma frase ofensiva ao Criador.

— "O cristianismo vai desaparecer e encolher. Estou certo e vou provar agora: somos mais populares que Jesus Cristo".
Pouco tempo depois de dizer isso numa entrevista, John Lennon declarou que o "sonho acabou", anunciando o fim da maior banda de rock de todos os tempos. Não passou muito tempo, foi assassinado.

Nesta mesma linha de "raciocínio emocional" há a história da
adolescente que avisou à sua mãe:
— Vou sair com minhas amigas! E a mãe teria dito:
— Vá com Deus!. E a filha teria respondido, ironizando:
— Só se for no porta malas, porque dentro do carro não tem mais lugar". O carro sofreu uma violenta batida e todas os cinco ocupantes do automóvel morreram na hora, mas...o porta mala ficou intacto e com 18 ovos que estavam dentro da bandeja sem nenhum quebrado. Há os que mostram fotos do acidente para provar que tudo foi verdade.

Eu não ponho em dúvidas que estes fatos aconteceram, mas não estou de todo seguro da interpretação que alguns dão eles.

Penso que um dos perigos da mente crédula é transferir a Deus ações e reações baseadas em sentimentos humanos. É como se eu dissesse: "Não fomos nós que fomos criados à imagem de Deus, mas Ele, sim Ele que foi criado à nossa semelhança". A isso damos o nome de antropomorfismo: acreditar que o Eterno é semelhante às nossas emoções. Se você me ofende, eu tenho a tendência de revidar porque sou atingível. A pergunta que não quer calar: Deus é como eu: atingível?

— Mas Deus não se deixa escarnecer! — pregam alguns.
— Sim, — penso eu. Deus reagiu mesmo a essas declarações?
Talvez, é provável, possível (quem sou eu para sondar os propósitos do Eterno?).

Mas o que minha mente pobre tem dificuldades de entender é: Por causa da blasfêmia ou da crença do autor da frase do Titanic, Deus teria feito perecer 1523 pessoas nas águas geladas do Oceano Atlântico? Não é o Eterno um Deus de amor? Ele tinha um propósito ao agir assim, para fazer as pessoas refletirem sobre o dever que temos de respeitá-lO? Deus não reagiu porque se sentiu ofendido, mas porque tinha um propósito? Na cruz do Calvário Ele não reagiu porque tinha um propósito: a nossa salvação?

É correto dizer que "Deus não se deixa escarnecer", mas se Ele respondesse à altura de nossas irreverências e blasfêmias, não estaria fazendo que Suas criaturas se aproximassem dEle por temor e não por amor? São apenas perguntas de uma mente provocativa.

Foi Deus quem destruiu o Titanic ou ele afundou porque os únicos "poderosos" sensores que o navio tinha para ver  adiante eram os olhos humanos? É só uma pergunta, não tenho a resposta.

Foi Deus que puniu John Lennon e fez com que os Beatles se separassem ou foram as insuportáveis brigas que existiam entre George Harrison, Lennon, Ringo e Paul?

Foi Deus que deixou John Lennon ser assassinado ou Ele  apenas respeitou o livre-arbítrio dele em sair e entrar em seu prédio sem uma segurança à altura de sua imagem popular?

Estou convicto de que o Eterno não se deixa escarnecer, mas penso que se Ele respondesse a todas as irreverências e blasfêmias que recebe todos os dias de Suas criaturas, o planeta Terra não existira há muito tempo.

Nota: Devemos sempre lembrar que tudo acontece por causa da vontade de Deus. Nada foge dos seus propósitos, mas nós somos responsáveis por tudo que fizemos e deixamos de fazer. Colheremos aquilo que plantamos.

Deus é amor!

Fonte: Mauricio Goes

0 comentários:

Postar um comentário