Ser Luz.


 “Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que e agradável ao Senhor” (Efesios 5:8-10)

Nas igrejas, muito se fala sobre ser luz. Jesus nos chamou para ser luz (Mt 5:14). Mas é fácil demais ser luz onde já existe luz, não é mesmo? É muito fácil ser luz quando você está na luz!  Quando estamos dentro da igreja, ou com outros cristão, por exemplo. Mas Jesus nos chama pra ser luz no mundo, onde não há luz. Ou seja, na escuridão. Ser luz é ser diferente do demais. E é aí que complica.

No mundo em que vivemos, é moda ser diferente. Cabelos coloridos, roupas estranhas, maquiagem exagerada, modos de andar, linguajar peculiares e muitas outras coisas que o diferenciam em meio a uma multidão. Mas toda essa diferença é algo de aparência. Deus quer que nos sejamos diferentes no nosso moda de agir e pensar. Em Romanos 12:2, Paulo escreve sobre não se conformar com as coisas do mundo. “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.”

Mas a principal função da luz é dissipar a escuridão. Quando acendemos uma lâmpada em um lugar muito claro, onde há várias outras lampadas iluminando, aquela lâmpada não vai fazer diferença nenhuma. Mas quando acendemos uma pequena lâmpada, em um quarto escuro, aí sim vemos a diferença. Isto é ser diferente. Jesus nos chama para ser a Luz do mundo. Para clarear onde só há trevas. Clarear significa espalhar a bondade, o amor, justiça e a Verdade, que é Cristo.

Mas primeiramente, antes de ser luz, devemos ser iluminados por uma Luz ainda mais forte. Aquela que é a fonte de energia para a nossa lâmpada. Eu li uma frase bem legal que diz assim: “Existem dois modos de se propagar a luz: ser a vela, ou ser o espelho que a reflete.” A nossa vela é Jesus. A nossa fonte de luz é Cristo. Nós somos espelhos que refletem o que Cristo é. Ser luz é deixar que a Luz de Cristo nos ilumine a cada dia, para nós iluminarmos o mundo.

Paz!

(Nathan Filipe A. Ribeiro)

0 comentários:

Postar um comentário