A melhor parte de ser herdeiro.



Nossa! Hoje fui pega de surpresa, não estava nos meus planos postar aqui hoje. Eu sei que estou a muito tempo sem postar. Mas hoje foi o dia!
Sabe, essa semana Deus me incomodou bastante para que eu parasse para reler e estudar o livro de Efésios, confesso que foi difícil conseguir parar para ler, mas Deus foi fiel e eu consegui. E hoje eu vou falar sobre um dos versículos que me chamou atenção. Está no capitulo 1 de Efésios, os versículos 13 e 14 dizem assim, aqui na minha bíblia:
"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória."
E com esse pequeno trecho do livro eu gostaria de falar um pouco sobre o Espírito Santo em nossas vidas. Nesse primeiro capitulo o Apostolo Paulo fala aos Efésios e a nós sobre as maravilhas e as bênçãos que recebemos em Cristo Jesus. E nesse momento do texto ele fala sobre o crer e o esperar em Jesus, logo depois vem esses dois versículos que eu gostaria de expor um pouco com vocês.
A primeira coisa que esses versículos nos ensinam é sobre quando a presença do Espírito Santo se manifesta em nós. Ele fala que quando nós ouvimos a palavra e cremos, ou seja permanecemos nela, temos fé no que ouvimos ("De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." - Romanos 10:17) somos selados com o Espírito Santo, ou seja, somente, querido, quando crerdes de todo o seu coração e viver o que crê que será lhe dada essa graça, você precisa ter fé em Deus, no sacrifício de Jesus na cruz, mas não só nisso; também na manifestação do Espírito Santo para que venhas a recebe-lo.
Antes de prosseguir eu gostaria de deixar aqui um pouco do que nós do blog Rendidos cremos ser manifestação do Espírito Santo. Em Gálatas 5:22 fala sobre os frutos do Espírito que são: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. Nós do blog cremos que os "sinais", se assim posso dizer, da presença do Espírito em alguém são estes. Nós cremos sim nos dons do Espírito sendo manifestados na igreja, mas nós não entendemos isso como prova da presença do Espírito em nossa vida.
Logo depois, nesse mesmo versículo ele diz " da promessa", deixando claro que o descer do Espírito Santo é uma promessa para nós que somos filhos, o que da mais esperança para buscar a sua manifestação em nós. É interessante essa questão do Espírito Santo ser uma promessa, por que, a partir do momento em que entendemos isso, acredito que passamos a enxerga-Lo muito mais como uma bênção e uma graça  de Deus em nós, também nos faz perceber que a presença do Espírito Santo é a marca que nos confirma como filhos do Deus Todo Poderoso, não por nós, pelo que fazemos ou somos, mas pela sua graça e vontade inteiramente Dele, o que nos aproxima mais Dele, e nos faz querer mais estar em sua presença.
No versículo seguinte ele começa com uma afirmação muito interessante, " O qual é o penhor da nossa herança". Essa é uma afirmação muito linda sobre o que é o descer do Espírito Santo. Vamos entender um pouco sobre o que Paulo quis dizer com "penhor". Penhorar é entregar algo de muito valor, na maioria das vezes, e receber algo em troca disso; ou, também, deixar algo de valioso com alguém para pagar uma divida. Creio que as duas descrições servem, pois quando Paulo disse que o Espírito Santo é o penhor, creio que ele estava querendo dizer que o Espírito Santo é o que nós recebemos em troca quando entregamos a nossa vida a Deus como prova de gratidão pelo sacrifício de Jesus, e se, pelo sacrifício da cruz, ficamos em divida impagável com Deus a entrega da nossa vida, algo e muito valioso, para Ele é uma prova de arrependimento que não paga a divida, mas pela graça de Deus ele nos usa e nos abençoa com o Espírito Santo em nós, que é a manifestação Dele mesmo em nós, para cumprir a vontade Dele e selar-nos como propriedade exclusiva Dele. No decorrer do versículo ele diz: "  para redenção da possessão adquirida". Sabe o que isso significa? que o Espírito Santo é, mais uma vez eu digo, o selo posto em nós para comprovar reafirmar a nossa redenção a Deus, o permitindo tomar posse de nós para sermos exatamente o que Ele deseja que sejamos deste momento em diante. Não é lindo?
E ele termina da seguinte forma: " para louvor da sua glória.". Ou seja, devemos sempre agradecer a Deus por Ele fazer isso em nossas vidas, não por nós, mas somente pela Sua glória, graça e misericórdia.

Querido, entenda. Ter o Espírito Santo em si é muito mais do que parece, é o marco de um compromisso sério com Deus, para a vida toda. Não é brincadeira. Deus não é brincadeira.

Espero que isso tenha servido para a sua edificação, fique na Paz de Deus. Beijos, até uma próxima.

2 comentários:

MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHO, MEU ORGULHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO


Bjs! Hadassa

Anônimo
28 de outubro de 2011 às 05:30 comment-delete

Adorei. Que Deus a cada dia derrame sobre você a unção do conhecimento. A fonte do saber está dentro de você.



Valnei Oliveira

Anônimo
28 de outubro de 2011 às 09:24 comment-delete

Postar um comentário