Por trás do RPG - O Jogo e suas influências

Os jogos de computador são tão avançados e sofisticados em tecnologia que é quase impossível distingüir o mundo virtual da realidade. A maioria são feitos de tal maneira que o jovem se sente como se realmente estivesse vivendo o que está jogando. Não é então de admirar que a febre dos games esteja se espalhando rapidamente. Pesquisas apontam que adolescentes e até mesmo adultos estão passando mais e mais tempo mergulhados no mundo dos RPGs.
Não é anormal um jovem gostar de um jogo, porém os RPGs podem levar o jogador a experiências que podem ser muito mais do que só fantasias. RPG é uma sigla em inglês que significa role-playing game (jogo de interpretação de personagem).

A Palavra de Deus mostra que precisamos ter cuidado com quem passamos nosso tempo: "As más companhias estragam os bons costumes". (1 Coríntios 15:33 BLH) Os RPGs podem não ter ocasionado diretamente a contaminação desses jovens evangélicos no ocultismo, mas, juntamente com outros fatores, contribuíram para direcionar suas vidas para a escuridão, sem que eles ou seus pais percebessem o perigo a que eles estavam se expondo. Mesmo tendo nascido num lar evangélico, eles vieram a enfrentar graves problemas espirituais. Os jogos que eles usavam tinham situações imaginárias, mas os títulos e poderes utilizados eram cópia das forças do mal que existem na vida real.

Lançado em 1974, Dungeons & Dragons (D&D) envolve o jogador com personagens identificados como bruxos, feiticeiros e magos e estima-se que mais de 160 milhões de jovens no mundo inteiro tenham jogado D&D, tornando-o o RPG de maior sucesso de todos os tempos. Afinal de contas, o que é esse jogo que tem um rastro de tanto sucesso? A escritora Pat Pulling define D&D da seguinte maneira: Um jogo de interpretação de papéis de fantasia que usa demonologia, feitiçaria, vodu, assassinato, estupro, blasfêmia, suicídio, assassinato, insanidade, perversão sexual, homossexualismo, prostituição, rituais satânicos, jogatina, barbarismo, canibalismo, sadismo, invocação de demônios, necromancia, adivinhação, etc. A Srª Pulling sabe do que está falando. Anos atrás seu filho de 16 anos cometeu suicídio e uma investigação policial revelou que o rapaz estava afundado no satanismo. A Srª Pulling ficou perplexa porque sendo judeus ela e seu marido estavam devidamente conscientes do perigo do ocultismo, porém desconheciam completamente as experiências espirituais negativas do filho. Vasculhando melhor as coisas do filho, a mãe descobriu o grau de envolvimento dele com D&D e como ele estava realmente vivendo e aceitando os padrões espirituais do jogo.

De acordo com o andamento do jogo, o rapaz recebeu uma maldição de morte de outro jogador e tudo acabou em morte. Contudo, essa morte trágica não foi a última envolvendo D&D. Abaixo se encontram alguns dos casos registrados:

1. Vernon Butts, conhecido como o "Assassino das Rodovias", cometeu suicídio em sua cela em 1987 enquanto estava preso sob a suspeita de vários assassinatos. Ele era viciado em D&D.

2. Michael Dempsey, de 17 anos, se suicida com um tiro na cabeça em 19 de maio de 1981. Testemunhas o viram tentando invocar os demônios de D&D minutos antes de sua morte.

3. O jogador de D&D Steve Loyacano se suicida por envenenamento de monóxido de carbono em 14 de outubro de 1982. A polícia afirmou em relatório que coisas satânicas que ele escrevia e uma nota de suicídio ligavam sua morte a D&D.

4. O jogador de D&D Timothy Grice, de 21 anos, comete suicídio com um tiro de bala em 17 de janeiro de 1983. O relatório do detetive comenta: "D&D se tornou realidade. Ele achava que ele não estava preso a esta vida, mas que podia partir e voltar, por causa do jogo".

5. O jogador de D&D Harold T. Collins, de 18 anos, se enforca em 29 de abril de 1983.

6. O jogador de D&D Steve Erwin, de 12 anos, se suicida com um tiro em 2 de novembro de 1984. O relatório do detetive dizia: "Sem dúvida, D&D lhes custou a vida".

7. O jogador de D&D Joseph Malin se declara culpado de um assassinato em 2 de março de 1988 e foi condenado a passar o resto da vida na prisão. Ele estuprou e matou a facadas uma menina de 13 anos enquanto jogava D&D.

8. O jogador de D&D Tom Sullivan, de 14 anos, entrou no satanismo e acabou matando a mãe a facadas.

9. O jogador de D&D Sean Sellers, de 14 anos, foi condenado a morte por matar os pais e um funcionário de uma loja em 11 de janeiro de 1987. Antes de ser executado, ele entregou sua vida a Jesus. Ele confessou que seu envolvimento com o satanismo começou com o RPG D&D.

Afinal, a Palavra de Deus esclarece que não devemos evitar somente o que é obviamente mal. Precisamos evitar tudo o que ocupa desnecessariamente muito de nosso tempo. "Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm." (Efésios 5:16 BLH). "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine. (1 Coríntios 6:12 NVI)

Confesso que alguns jogos de computador são tão excitantes que é difícil jogar apenas uma hora. O poder viciador de um RPG aprisiona os jogadores e alegra e enriquece seus fabricantes! Ainda que venham a criar RPGs evangélicos, isso não quer dizer que passar muito tempo jogando é a mesma coisa que passar muito tempo lendo a Bíblia.

Será que convém investir muito do nosso tempo em algo que não é errado, mas que não é tão importante quanto passar tempo com Jesus na Palavra de Deus?

10 comentários:

q os rpg's tinham algo de demoníaco eu já suspeitava, mas não sabia q era pra tanto!!
vlw mesmo por alertar à todos
abçs

23 de junho de 2010 às 11:08 comment-delete

lol cara tudo hoje tem algo demoniaco mas tipo nego mas tanta coisa q é demoniaca e tal e ninguem fala nada ,tipo fika com geral é prostituiçao e tal e outras coisas - eu gosto de rpg e nem ligo pra isso -Amo a Cristo e jogo Rpg rsrs

23 de junho de 2010 às 21:23 comment-delete

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Peviclm
29 de junho de 2010 às 09:55 comment-delete

Esqueci de colocar meu e-mail tbm para respostas, que com certeza quero ter...
Peviclm2@hotmail.com

Peviclm
29 de junho de 2010 às 09:59 comment-delete

Quem não está vendo que é totalmente demoníaco ,estes jogos são mais mazelas satânicas para aprisionar e destruir milhares de vidas,tenho certeza de que se há alguém que não sabe o que está falando,esse alguém é esta pessoa que me antecedeu,seus olhos estão vendados e isso o impede de ver a verdade.só da gente olhar as figuras que compoem os personagens do jogo podemos discernir o teor de toda a trama que se desenrolará,isto sem falar na interpretação dos papéis.Se nunca matou ninguém dê graças a Deus poIS ELE AINDA TEM TE GUARDADO,é que tem alguém orando por você.abraço.

Anônimo
16 de setembro de 2010 às 17:56 comment-delete

Meu Deus! é inacreditável que toda vez que alguém tenta nos alertar sobre coisas referentes ao espiritual as pessoas hostilizam, no entanto, aceitam com louvor todo o lixo que satanás despeja através de suas marionetes da mídia, etc... é cômico como pessoas importantes e famosas que dizem não acreditar em Deus (por acharem que esse tipo de pensamento é pobre), entretanto acreditam em outro tipo de forças...meus amigos, esqueçam tudo, religiões, cristãos, pagãos... reflitam vocês mesmos... se certas coisas não fossem regidas por forças maiores, ou seja, se não fossem do mal, porque é que vocês acham que o mundo a nossa volta nos ofereceria tantas coisas voltadas ao mesmo foco? Por acaso vocês acham normal jogos que envolvem assassinatos, estupros, etc? porque então não criam coisas que tem haver com Deus também? ninguém está imune, pode acontecer com você ou com alguém da sua família... como é que pode a mesma pessoa que acredita nesse lixo que estão pregando por ai de poder da mente e tals, leis da atração e se contradizem alegando que dizer umas palavrinhas de um jogo qualquer não faz mal a ninguém... mas não tem problema não. Eu fico sossegada porque sei que um dia todos saberão, querendo ou não... "O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER"

Anônimo
21 de dezembro de 2010 às 11:39 comment-delete

Eu creio em Jesus Cristo, eu sei o quanto ele ama a todos, hj estou liberto de jogos que teve grande influência na minha vida, eu concordo com seu depoimento que " O pior cego é aquele que não quer ver" Jesus é tudo, pessoal tenha fé, pois crer em cristo é ir mais além do que apenas dizer eu sei que ele existe é crer que ele existe e agir conforme a palavra Dele, que é a única que liberta e trás felicidade para sua vida tudo em minha vida que era sem Cristo era ilusão. Caro pessoal essas empresas grandes elas querem apensa dinheiro, o resto que se dane por isso tem muito pacto satânico por trás de todo tipo de jogo diabólico. Cada alma que els ganha para o diabo é mais dinheiro e mais dinheiro mais do que vale isso? 1. Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará a outro, ou se prenderá a um e desprezará o outro. Não podeis servir simultaneamente a Deus e a Mamon.(Lucas C.16 v.13) mamon quer dizer "dinheiro" que exerce grande influência na vida das pessoas.E se o crítico prestar atenção as pessoas que morreram era tudo acima de 14 anos. Muito Obrigado por essa materia!! que Deus seja convosco e com todos que se faz de cegos, pois Deus não faz acepção de pessoas.

Anônimo
2 de setembro de 2011 às 21:41 comment-delete

Vão para o inferno ....

Pokémon é um jogo extremamente demoníaco! Perigoso, ele vai possuir as crianças! Salvem os players!

Pessoas ingênuas como vocês não deviam ter acesso a internet, o mundo online não é para os tolos.

Anônimo
19 de março de 2013 às 21:16 comment-delete

Demonio é só uma forma de justificar a maldade dos humanos por medo de aceitar os próprios erros, é facil o cara matar alguém e alegar que foi o demonio que o obrigou a isso, é tipico de crianças que justificam seus erros jogando a culpa em objetos inexistentes em amigos imaginários.

As pessoas crescem e continuam acreditando em papai noel.

Anônimo
19 de março de 2013 às 21:18 comment-delete

o inferno nao existe abestatado.
vai estudar a biblia

25 de junho de 2017 às 14:26 comment-delete

Postar um comentário