Ele vê o coração


“Mas o Senhor disse: Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.” 1Sm 16:7. (BLH)

Há um ditado popular que diz: “Não julgue um livro pela capa”. Isso é uma grande verdade. Livros de conteúdo discutível, ou de pouco valor para o cristão, são os que normalmente têm as capas mais atrativas e coloridas.

Enquanto outros, tidos como grandes publicações, livros que chegaram a revolucionar o mundo do pensamento, transformaram sociedades, até derrubaram governos; possuem capas simples, sem chamarem a atenção. Embora todos sabem que não se pode “julgar um livro pela capa”, parece que continuamos a proceder assim, gostamos de agir assim. O pior é que não são somente em relação a livros que agimos assim. Podemos ir a qualquer supermercado, e veremos rótulos lindos, coloridos, chamativos, fantasiando ou mascarando produtos. As empresas se esforçam para atrair a atenção dos consumidores apelando para os olhos. Os produtores sabem que o consumidor vai escolher o pacote colorido “Gigante”, mesmo com menor quantidade do que um produto concorrente escrito “Grande”.

Ao contrário, “o Senhor olha o coração”. Deus não Se ilude com a embalagem: nossa aparência. Deus chamou a Davi para ser rei em Israel, não porque ele fosse mais alto do que os demais, como Saul era. Ou porque Davi era mais bonito. Deus chamou a Davi porque o seu coração era reto, puro.
Davi não era perfeito no sentido de ser sem pecado. Porém, foi chamado porque ansiava conhecer e praticar a vontade de Deus. E quando Davi caiu em pecado, foi pronto em arrepender-se, confessar e abandonar seu pecado.
Hoje, assim como no passado, Deus continua olhando além da nossa aparência exterior. Deus olha além de nossa reputação, que por vezes é construída artificialmente. Deus olha além da posição social. Deus olha além da nossa conta no banco. Quando Deus procura um homem ou mulher para chamar, a fim de preencher algum lugar de responsabilidade ao Seu serviço, pergunta: Essa pessoa aceita ser ensinado? Ela ama a justiça mais do que as vantagens passageiras? Seu coração é puro? Seu coração está entregue totalmente? Seu coração não tem nenhum pecado guardado? Ele ama a verdade e pratica a justiça?

Deus somente pode usar e abençoar àqueles que têm uma resposta afirmativa a essas perguntas. Assim, com Davi devemos orar: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro; e renova em mim um espírito reto.” (Sl 51:10).

Somente Cristo Jesus habitando em nós é que pode mudar e purificar nosso coração! Jesus aguarda nosso convite, convide-O agora! Precisamos, pois afinal “o Senhor olha o coração”.
Bom Final de Semana!

6 comentários:

Ficou bacana o post, porém seria mais interessante se comparasse o texto inicial às pessoas, porque quando vemos alguém, logo vem o preconceito e muitas vezes quando conhecemos a fundo a pessoa, descobrimos que haviamos criado uma imagem totalmente distorcida acerca dela.

25 de maio de 2010 às 12:34 comment-delete

Falta muito disto na humanidade... De ver os outros através dos olhos do Divino... Enxergando a alma, conhecendo o espírito... sem julgar, sem distorcer pelas aparências!
Belo Post!

25 de maio de 2010 às 12:36 comment-delete

mas se eu botasse a história de Davi, ou até mesmo o resumo, ficaria muito grande; e poucas pessoas poderiam ler

25 de maio de 2010 às 12:36 comment-delete

obrigado, Karla.

25 de maio de 2010 às 12:37 comment-delete

O mundo precisa de mais amor !

25 de maio de 2010 às 12:45 comment-delete

Tem coisas que demoram pra que todo mundo entenda e demora MAIS AINDA pra que elas ponham em prática aquilo que entenderam.

Entender e viver que DEUS NÃO NOS JULGA COMO NÓS NOS JULGAMOS é complicado pra muito gente
E entender que DEUS VEIO PARA TODOS, INDEPENDENTE SE VOCE ANDA DE SKATE OU DE CARRO IMPORTADO, é mais dificil ainda...

Mas sabe... Ao longe dos meus 17 anos de vida (oooh) eu passei a acreditar muito na minha "tese do ping-pong":
Se voce manda amor, voce recebe amor.
Se voce manda misericordia, voce recebe misericordia.
Se você planta a palavra de Deus, voce recebe almas salvas pelo amor dEle.
Acredito que DEUS falou disso quando disse:

"Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a medida com que medirdes também vos medirão de novo".

Fique na paz.

Vou passar mais vezes por aqui ^^

25 de maio de 2010 às 12:54 comment-delete

Postar um comentário